

ELEVAÇÃO NA PONTA DOS PÉS
EXECUÇÃO
Para realizar a Elevação na ponta dos pés:
-
Coloque os dedos dos pés sobre um bloco, incline-se para a frente e apoie o torso no banco; abaixe os calcanhares o máximo possível.
-
Levante o peso pela elevação dos calcanhares o máximo possível, mantendo as pernas estendidas.
-
Abaixe lentamente os calcanhares até a posição inicial.
MÚSCULOS ENVOLVIDOS
Primário: Gastrocnêmio
Secundário: Solear
POSIÇÃO DOS PÉS
Se os dedos dos pés estiverem apontando diretamente para frente (a), será trabalhado o gastrocnêmio inteiro. Dedos apontados para fora (b) enfatizarão a cabeça interna (medial) enquanto dedos apontados para dentro (c) enfocarão a cabeça externa (lateral).
ESPAÇAMENTO DOS PÉS
O posicionamento dos pés com afastamento igual à largura dos quadris trabalhará o gastrocnêmio inteiro. Uma postura aberta tende a enfatizar a cabeça interna (medial), enquanto uma postura fechada trabalha a cabeça externa (lateral).
POSIÇÃO DO CORPO
Mantenha as costas retas e o torso paralelo ao chão. A manutenção dos joelhos estendidos e bloqueados ajuda a isolar o gastrocnêmio. Se os joelhos estiverem ligeiramente dobrados, isso permitirá que o solear contribua para o movimento.
AMPLITUDE DE MOVIMENTO
Para maximizar a amplitude de movimento, procure fazer um alongamento máximo na parte baixa do exercício e contração máxima na parte alta.
RESISTÊNCIA
Caso sua academia não possua aparelho para esse exercício, peça uma colega sua para montar em seus quadris, conforme mostra a figura. Dessa forma o peso do corpo do colega proporcionará resistência.
ELEVAÇÃO NA PONTA DOS PÉS, COM APARELHO
Este exercício pode ser executado em um aparelho em que o peso é transmitido por meio de uma almofada pousada na região lombar.
